Carta de Paulo aos Filipenses





ESBOÇO 

TEMA: Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Filipenses 3:13

INTRODUÇÃO:
Em Atos capitulo 16 quando Paulo estava parado na Frigia ele planejava em seu coração em ir para a Ásia em sua segunda viajem missionaria, porém, antes de dar continuidade ele tem uma visão em Troade onde aparece um anjo e o direciona a Macedônia, Paulo então decide ouvir a voz de Deus e vai para Macedônia região onde o evangelho ainda não tinha sido pregado, quando chega lá na cidade que ele começa a realizar suas pregações em Filipos uma colônia Romana. Paulo está pregando pelas ruas de Filipos e um grupo de mulheres judias começa a ouvi-lo, resultado é que pelo poder da palavra é que uma dessas mulheres se converte, Lídia a vendedora de purpura que abre a porta de sua casa para Paulo, Silas e Timóteo e sua comitiva missionaria, e ali começa a igreja em Filipos. Depois disso Paulo ainda anda pelas ruas da Macedônia pregando e pelo poder da palavra uma jovem é liberta do espirito de adivinhação, o que resulta na prisão de Paulo e Silas que vão parar na prisão, porem Deus tinha um propósito pois na prisão Deus manda um terremoto e o carcereiro ouve a palavra e é salva ele e a casa dele.
Após este episódio Paulo é liberto e funda a Igreja em Filipos.
A igreja ama o Apóstolo Paulo e o ajudam na obra enviando-lhe ofertas missionarias e até mesmo um ajudante Epafrodito um servo para auxiliar o ministério de Paulo.
Agora em Atos capitulo 20 Paulo retorna para Filipos mais uma vez, e percebe que mesmo com a igreja enfrentando dificuldades e perseguições a igreja cresceu, porque prova, luta e perseguição não te impedem de crescer, pelo contrário quanto mais te perseguem mas você cresce, é igual omelete quanto mais bate mais cresce.
Agora no ano 61 d.C quase dez anos depois de ter feito a primeira visita à Filipos  e estando preso em uma prisão domiciliar,  e sem poder sair de Roma,  Paulo quer fortalecer  e animar os irmãos da Igreja que sempre foram tão presentes em seu ministério, agradecer por toda a ajuda que lhe foram enviada e exorta a igreja em algumas situações, Paulo escreve então a epístola ao Filipenses direcionado aos irmãos dessa Igreja tão abençoada,  e pede para Epafrodito aquele que quase tinha morrido, mas que Deus trouxe de volta a vida para levar a carta para os irmãos da Igreja.

APLICAÇÃO:

ü  No capitulo primeiro da Epistola o Apostolo Paulo declara o seu amor pela igreja, e agradece todo o apoio da Igreja e avisa que logo Timóteo estaria indo para ajudá-los, e ainda avisa, olha muita coisa vai acontecer, muitas lutas e perseguições para acabar com a Igreja, porém descansa porque aquele que começou a boa obra é fiel para termina-la. Podem até se levantar contra sua vida, sua casa e seu ministério, para querer acabar com tudo, alguém até disse que você não vai dar certo, que as coisas para você não irão ter sucesso, que seus sonhos serão frustrados e que você nunca se alguém,  disseram que você não tem capacidade, e que você vai quebrar a cara ainda porem Deus está dizendo FIEL É AQUELE QUE COMEÇOU A BOA OBRA.

ü  O capitulo dois da Epistola de Paulo e totalmente cristocentrico, pois ele exalta a soberania de Cristo, e nos ensina que como devemos ser servos, pois Cristo abriu mão de sua Glória e tomou forma de servo humilhando a si mesmo suportando tudo até mesmo a morte por cruz, porem Paulo nos mostra que a humilhação é passageira, e que depois vem a exaltação pois DEPOIS DE TODO PROCESSO DE HUMILHAÇÃO E DOR VEM A EXTALTAÇÃO, E QUANDO DEUS RESOLVE EXALTAR O TEU NOME NINGUEM DERRUBA.

ü  No capitulo três Paulo inicia contando sua origem, que foi circuncidado ao oitavo dia da linhagem de Israel, descendente da tribo de Benjamin hebreu dos hebreus e pela lei era fariseu, Atos do capitulo 06 ao 09 nos fala muito a respeito do passado de Paulo e o quanto era descriminado por causa do que tinha acontecido antes de sua conversão. Certa vez quando o Apostolo estava na casa de Judas lá na rua direita em Damasco, Deus falou para Ananias ir visitá-lo, e Ananias questiona Deus dizendo: “Senhor este homem está aqui para matar, ele é cruel, e tem autorização para prender etc...” Porém Deus diz para Ananias: “VAI PORQUE PARA MIM ELE É UM VASO ESCOLHIDO”         Paulo sabia que o seu passado e nenhum erro de sua vida o podia condenar diante de Deus porque ele estava em Cristo, como diz a carta que ele escreveu aos Romanos capitulo 08:01 “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus...” – Deus é assim ele não te escolheu segundo seus preceitos, não te escolheu pela sua capacidade, Deus é especialista em pegar o vaso que ninguém da nada e o levantar, em Jeremias capitulo 18 vemos  um vaso quebrado, e vaso quebrada para nada serve, muitos o jogariam fora, o descartariam por que na ótica humana vaso quebrado não tem valor, mais quando o vaso é escolhido por Deus mesmo quebrado Deus diz que para Ele é vaso escolhido, Ele não descarta pelo contrário ele trata, cura as feridas e levanta de novo.
O que você vê Ezequiel? Senhor eu vejo um vale cheio de ossos, e ossos sequíssimos, e ossos secos para nada serve. - Profetiza então!  - E quando Ezequiel profetiza os ossos vão voltando aos seus lugares e se formando um exército novamente em pé.
No versículo 13 e 14 do capítulo 03 da carta aos Filipenses Paulo diz que ele não olha para essas coisas, que o que realmente interessa e olhar para frente prosseguindo para o alvo. Evangelho de João 15:16 “Não fostes vós que me escolhestes, mas Eu escolhi a voz” SE DEUS ESCOLHEU TA ESCOLHIDO

CONCLUSÃO

ü  No capitulo 04  um dos versículo chave é numero seis “ Não estejais inquietos por coisa alguma, antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e suplicas, com ação de graças.” FICA TRANQUILO ENQUANTO VOCE ADORA DEUS ESTA CUIDANDO DE VOCE




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus vem como um ladrão.

O MILAGRE NA VIDA DO MEU FILHO GABRIEL

04 Motivos para seguir a Jesus