Berechit Bara Elohim
No princípio crio Deus
Vemos no livro do Genesis Deus realizando a criação do
universo e pelo poder da sua palavra (Gn1:1). Ele vai chamando a existência as
coisas que não existiam como se já houvessem (Rm4:17), porém na hora de criar o
homem, Deus poderia apenas pelo poder da palavra ter dito: Haja o homem, e o
homem apareceria, mas não foi assim, Deus criou o homem do pó da terra e soprou
em suas narinas o folego de vida (Gn 2:7).
Logo de início a Bíblia já está me mostrando que eu sou
especial, pelo fato de Deus ter me criado, quem me criou não foi qualquer um e
nem de qualquer jeito, fui criado pelo próprio criador, eu sou especial, sou
alguém, tenho uma identidade, sou filho de Deus (I João 3:2), tenho um início e
principalmente tenho um Deus em mim.
Temos um pouco da terra e temos um pouco de Deus em nós,
somos terra porem cheio do Espirito de Deus. Somos carne porem somos
espirituais.
Deus criou então um relacionamento com Adão e o colocou do
paraíso dentro do Jardim do Éden, e todas as tardes descia para visita-lo e
conversar com ele, o homem que era carne tinha o Espirito de Deus e se
relacionava com Deus, porém quando o pecado entra no homem (Genesis 3 o capitulo da queda do homem
conhecido como harmatiologia) ele perde o relacionamento com Deus por causa
do pecado, porque o pecado afasta o homem de Deus, mesmo tendo caído e pecado
Deus desceu para falar com Adão, porém ele se escondeu.
Como todo pecado tem a sua consequência Deus os tirou do
jardim do Éden.
A natureza do homem passa a ser então pecaminosa, isso é
legitimado na carta que o Apóstolo Paulo escreve aos Romanos capitulo 3:23
“Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, o interessante é que o
fato de eu ser pecador não anula o fato que ainda sou criatura e de que
pertenço ao Criador, e mesmo tendo falhas, e erros eu ainda sou dEle, eu
pertenço a Ele.
O problema é que a minha carne é pecaminosa, minha alma
se acostumou a viver aqui no mundo, porém o meu espirito sabe que eu não pertenço
a esta realidade, minha realidade é viver com Deus, perto de Deus, andar ao
lado de Deus no paraíso.
A sociologia mesclada com a antropologia nos mostra nesta
questão a endoculturação, para você
entender melhor, é a rapidez com que o
indivíduo se adapta a um ambiente.
Se você é brasileiro e por alguma razão você tem que se
mudar para a outro pais, por exemplo a França, e passa 20 anos morando lá. Aí
alguém vai te visitar e encontra você nas ruas de Paris, qual idioma você vai
estar falando? Frances, qual tipo de grife você vai estar usando? Francesa,
qual tipo de perfume você vai estar usando? Frances, qual o jeito que você vai
estar andando? Frances, quem não te conhece te olha e diz? Ele é Frances, mas
quem tem conhece e sabe de onde você saiu fala: Anda como Frances, fala como
Frances, se veste como Frances, come comida Francesa, mas não é Frances eu te
conheço.
O Espirito Santo nos fala, vocês estão na terra, tem
cheiro de terra, se veste como terra, mas não são da terra, Deus vem e fala,
você pode se vestir como mundo se veste, falar como mundo fala, andar como
mundo anda, mas você não é do mundo, você é meu.
Criacionismo é a
teoria que explica a origem do Universo, da Terra e de todos os seres vivos que
nela habitam a partir da ação de uma entidade divina, ou seja tudo o que
foi criado, foi criado para alguma razão, por exemplo: Tenho em minha mão um
microfone, alguém chega no mesmo ambiente que eu e pergunta: - O que é aquele
objeto na mão do pregador? ; alguém responde: - É um microfone; o criacionismo
responderia de tal forma: - Aquilo é um microfone, um objeto feito para
amplificar a voz de quem está falando. –
Consegue entender a diferença, não é apenas ser criado, mas ser criado para um
propósito.
O propósito da
criação de Deus é glorificar e louvar a Deus, isto é chamado de doxologia
(Doxologia, é uma fórmula litúrgica dirigida a Deus, geralmente ritmada. Ou
seja, é uma expressão poética e musical de louvor a Deus).
Isso é tão profundo que quando algo ou alguém tenta
desviar o propósito do Criador prejudicando a criação, Deus intervêm, pois o
que é dEle é dEle, em outras palavras nós temos um dono que vela por nós.
Lembra do que está
escrito em Daniel capitulo 5:2-5
Havendo Belsazar
provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor,
seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem
neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
Então trouxeram os
vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em
Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e
concubinas.
Beberam o vinho, e
deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e
de pedra.
Na mesma hora
apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na
caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava
escrevendo.
Daniel 5:25-31
Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM.
Esta é a
interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.
TEQUEL: Pesado
foste na balança, e foste achado em falta.
PERES: Dividido foi
o teu reino, e dado aos medos e aos persas.
Então mandou
Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de
ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no
governo do seu reino.
Naquela noite foi
morto Belsazar, rei dos caldeus.
E Dario, o medo,
ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos.
Belsazar perdeu o seu trono porque usou o que pertencia a
Deus e tinha sido criado para o louvor de sua glória e uso no templo de Deus.
Entenda que existe um Deus que te defente
Isso é tão profundo que a Bíblia diz no Evangelho segundo
escreveu João 15:16. Não me escolhestes
vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto,
e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai
ele vo-lo conceda. - (olha o criacionismo ai)
Deus poderia ter escolhido alguém melhor que nós, mas
pela sua misericórdia ele nos escolheu, para gerarmos frutos.
Evangelista Tiago Rocha
Faculdade Evangélica de São Paulo
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