Berechit Bara Elohim


Berechit Bara Elohim
No princípio crio Deus

Vemos no livro do Genesis Deus realizando a criação do universo e pelo poder da sua palavra (Gn1:1). Ele vai chamando a existência as coisas que não existiam como se já houvessem (Rm4:17), porém na hora de criar o homem, Deus poderia apenas pelo poder da palavra ter dito: Haja o homem, e o homem apareceria, mas não foi assim, Deus criou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o folego de vida (Gn 2:7).
Logo de início a Bíblia já está me mostrando que eu sou especial, pelo fato de Deus ter me criado, quem me criou não foi qualquer um e nem de qualquer jeito, fui criado pelo próprio criador, eu sou especial, sou alguém, tenho uma identidade, sou filho de Deus (I João 3:2), tenho um início e principalmente tenho um Deus em mim.

Temos um pouco da terra e temos um pouco de Deus em nós, somos terra porem cheio do Espirito de Deus. Somos carne porem somos espirituais.
Deus criou então um relacionamento com Adão e o colocou do paraíso dentro do Jardim do Éden, e todas as tardes descia para visita-lo e conversar com ele, o homem que era carne tinha o Espirito de Deus e se relacionava com Deus, porém quando o pecado entra no homem (Genesis 3 o capitulo da queda do homem conhecido como harmatiologia) ele perde o relacionamento com Deus por causa do pecado, porque o pecado afasta o homem de Deus, mesmo tendo caído e pecado Deus desceu para falar com Adão, porém ele se escondeu.

Como todo pecado tem a sua consequência Deus os tirou do jardim do Éden.
A natureza do homem passa a ser então pecaminosa, isso é legitimado na carta que o Apóstolo Paulo escreve aos Romanos capitulo 3:23 “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, o interessante é que o fato de eu ser pecador não anula o fato que ainda sou criatura e de que pertenço ao Criador, e mesmo tendo falhas, e erros eu ainda sou dEle, eu pertenço a Ele.


O problema é que a minha carne é pecaminosa, minha alma se acostumou a viver aqui no mundo, porém o meu espirito sabe que eu não pertenço a esta realidade, minha realidade é viver com Deus, perto de Deus, andar ao lado de Deus no paraíso.

A sociologia mesclada com a antropologia nos mostra nesta questão a endoculturação, para você entender melhor, é a rapidez com que o indivíduo se adapta a um ambiente.
Se você é brasileiro e por alguma razão você tem que se mudar para a outro pais, por exemplo a França, e passa 20 anos morando lá. Aí alguém vai te visitar e encontra você nas ruas de Paris, qual idioma você vai estar falando? Frances, qual tipo de grife você vai estar usando? Francesa, qual tipo de perfume você vai estar usando? Frances, qual o jeito que você vai estar andando? Frances, quem não te conhece te olha e diz? Ele é Frances, mas quem tem conhece e sabe de onde você saiu fala: Anda como Frances, fala como Frances, se veste como Frances, come comida Francesa, mas não é Frances eu te conheço.
O Espirito Santo nos fala, vocês estão na terra, tem cheiro de terra, se veste como terra, mas não são da terra, Deus vem e fala, você pode se vestir como mundo se veste, falar como mundo fala, andar como mundo anda, mas você não é do mundo, você é meu.

Criacionismo é a teoria que explica a origem do Universo, da Terra e de todos os seres vivos que nela habitam a partir da ação de uma entidade divina, ou seja tudo o que foi criado, foi criado para alguma razão, por exemplo: Tenho em minha mão um microfone, alguém chega no mesmo ambiente que eu e pergunta: - O que é aquele objeto na mão do pregador? ; alguém responde: - É um microfone; o criacionismo responderia de tal forma: - Aquilo é um microfone, um objeto feito para amplificar a voz de quem está falando.  – Consegue entender a diferença, não é apenas ser criado, mas ser criado para um propósito.
O propósito da criação de Deus é glorificar e louvar a Deus, isto é chamado de doxologia (Doxologia, é uma fórmula litúrgica dirigida a Deus, geralmente ritmada. Ou seja, é uma expressão poética e musical de louvor a Deus).

Isso é tão profundo que quando algo ou alguém tenta desviar o propósito do Criador prejudicando a criação, Deus intervêm, pois o que é dEle é dEle, em outras palavras nós temos um dono que vela por nós.
Lembra do que está escrito em Daniel capitulo 5:2-5
Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
Então trouxeram os vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
Beberam o vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra.
Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.
Daniel 5:25-31 Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM.
Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.
TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.
Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino.
Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus.
E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos.

Belsazar perdeu o seu trono porque usou o que pertencia a Deus e tinha sido criado para o louvor de sua glória e uso no templo de Deus. Entenda que existe um Deus que te defente

Isso é tão profundo que a Bíblia diz no Evangelho segundo escreveu João 15:16. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. - (olha o criacionismo ai)
Deus poderia ter escolhido alguém melhor que nós, mas pela sua misericórdia ele nos escolheu, para gerarmos frutos.

Evangelista Tiago Rocha
Faculdade Evangélica de São Paulo


Me ajudem se inscrevendo em meu canal,
Me ajude a levar a palavra 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus vem como um ladrão.

O MILAGRE NA VIDA DO MEU FILHO GABRIEL

04 Motivos para seguir a Jesus